DESDE 1946 REALIZANDO JUNTOS.

notícias

Paraboni assume atitudes sustentáveis

Publicada: 29/07/2022

Desde sua fundação, a Paraboni atua com responsabilidade, aprendendo e adotando diversas ações em prol do meio ambiente. 
Já que entendemos a importância de manter nosso mundo vivo, principalmente em um momento em que seguimos enfrentando uma série de desafios, como queimadas, mudanças do clima, perda da biodiversidade, poluição, resíduos na natureza, entre tantas outras questões.
 
Devemos lembrar que o Brasil tem a maior biodiversidade do planeta, onde encontramos 20% de todas as espécies da terra, 60% da Floresta Amazônica e 12% das reservas de água doce do mundo, ou seja, cuidar do nosso país faz a diferença em todo o planeta.
 
Nossa forma de tornar esse cuidado real, começa em pequenas iniciativas, que vão desde a escolha dos nossos parceiros, do treinamento de colaboradores, dos fornecedores que escolhemos, dos clientes e da comunidade, até como construímos nossas linhas de produtos. 
Confira algumas dessas ações que fazem a diferença e criam a sustentabilidade.
 
76 anos, 76 árvores na natureza
Recentemente completamos 76 anos de história e para comemorar, com a ajuda de 1 colaborador de cada setor da empresa, realizamos o plantio de mudas em parceria com a prefeitura municipal de Riozinho. 
 
Plantar árvores traz inúmeros benefícios para o nosso futuro, elas são processadoras naturais de oxigênio, consumindo gás carbônico através da fotossíntese e colaborando com o equilíbrio da umidade e da temperatura. 
 
Sem falar que diminuem o dióxido de carbono da atmosfera, combatendo o aquecimento global, além de proteger a biodiversidade, já que cerca de 80% de todas as espécies de plantas e animais dependem das árvores. Elas são elementos essenciais do nosso ecossistema, de extrema importância para a sustentabilidade do nosso planeta. 
 
Essa ação é uma forma que encontramos de aproximar as pessoas, conscientizar a todos e recompensar o meio ambiente. Plantar uma árvore hoje é plantar o futuro!
 
Unidades com energia solar
Contamos com duas de quatro unidades com abastecimento por energia solar,  fazendo uso de energia limpa para o meio ambiente e reduzindo a emissão de CO2.
 
Uma delas contempla o escritório e o centro de distribuição, essa unidade em 50 meses aproximadamente, reduziu a emissão de 77 mil toneladas de CO2, salvou 154 mil árvores e produziu 326 mil KWh.
Já a unidade que contempla a filial 03, em 20 meses reduziu a emissão de 14 mil toneladas de CO2, salvou 27 mil árvores e produziu 57 mil KWh.
 
Compreendemos a enorme contribuição que a energia solar traz para o desenvolvimento sustentável e continuaremos buscando alternativas tecnológicas para promovê-la e deixar um legado para as próximas gerações.
 
Coleta e armazenamento de água da chuva
Sabemos que o desperdício, as perdas de água, a poluição e o uso inapropriado da água potável contribuem para aumentar o quadro de escassez de forma significativa.
 
Com intuito de poupar a água tratada, bem como preservar nossos rios, lagos e represas, utilizamos a água da chuva para o resfriamento de nossas máquinas. O processo de coleta na filial 01 é feito a partir da tubulação localizada na parte lateral superior do prédio em toda sua extensão, assim a água pode ser recolhida em caixas d'água e reutilizada. 
 
Ela está em tudo que fazemos, encontrar soluções é uma prioridade que visa reduzir o volume de água descartada e assim evitar futuros racionamentos.
 
Materiais reciclados
Mais de 70% da nossa matéria-prima é de origem reciclada. Um dos produtos utilizados é o trilho de trem, depois que ele atinge sua vida útil na ferrovia.  Ainda falando em produtos, até mesmo os cabos das ferramentas são feitos de madeira de lei, muito resistente e oriunda de manejo legalizado. 
Assim, além de poupar florestas e reservas naturais, promovemos a durabilidade das ferramentas. Estes mesmos cabos em madeira são protegidos com cera de carnaúba, obtida de palmeiras sem necessidade de danificar os vegetais. 
 
A Paraboni também usa em suas linhas, tinta à base de água, sem solventes que agridem o meio ambiente, além de todos os resíduos de produção passíveis de reaproveitamento serem destinados à reciclagem. Promovendo assim, um processo produtivo muito mais sustentável.
 
 
Cuidar do nosso meio ambiente é um compromisso diário. A Paraboni faz. E o futuro agradece!

Assine a nossa
Newsletter